2. Elementos da perspectiva:
Linha do horizonte, ponto de vista, ponto de fuga e linhas de fuga são
os quatro elementos da perspectiva que determinam o nÃvel e o ângulo
visual do espectador no contexto do desenho. Para um estudo mesmo
básico sobre perspectiva é necessário conhecê-los e saber o modo
correto de sua aplicação. Por isso, além de identificar visualmente
cada um deles, faremos uma descrição sobre seu significado e função no
desenho a partir das demonstrações ilustrativas a seguir.
2.1. Linha do horizonte:
É o
elemento da construção em perspectiva que representa o nÃvel dos olhos
do observador (linha horizontal pontilhada LH).
Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista
ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o
nÃvel do mar.
2.2. Ponto de vista:
Na
representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser
identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte
(PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento
dessas duas linhas.
Dependendo do ângulo visual de observação do motivo, a linha vertical
que localiza o ponto de vista pode situar-se centralizada na cena
compositiva ou num de seus lados, esquerdo ou direito.
2.3. Ponto de fuga:
É o ponto
localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas
convergem, quando vistas em perspectiva (PF).
Em alguns tipos de perspectiva são necessários dois ou mais pontos de
fuga. Em situações como estas poderão ter pontos tanto na linha do
horizonte quanto na linha vertical do ponto de vista. Em alguns casos
é possÃvel o ponto ficar fora tanto da linha do horizonte quanto do
ponto de vista.
2.4. Linhas de fuga:
São as linhas
imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o
ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). É o afunilamento
dessas linhas em direção ao ponto que geram a sensação visual de
profundidade das faces em escorço dos objetos em perspectiva.
Tipos de perspectiva:
Dependendo da posição ou do nÃvel visual em que um objeto esteja em
relação ao observador, a sua representação em perspectiva pode ser
aplicada com um, dois ou três pontos de fuga denominada
respectivamente de perspectiva paralela, oblÃqua ou aérea. Veja a
seguir sobre cada uma dessas perspectivas com o auxÃlio ilustrativo de
um cubo em vários exemplos.
3.1. Perspectiva paralela (1PF):
No
desenho em perspectiva paralela, as linhas de fuga deslocam-se apenas
para um ponto (PF). Objetos nessa situação apresentam sua face frontal
paralela ao observador tanto os que estão localizados a sua frente
(cubo B) quanto a sua esquerda (cubo A) ou a direita (cubo C).
Um detalhe a ser observado é que na perspectiva paralela o ponto de vista (PV, linha pontilhada vertical) localiza-se representado em posição perpendicular a linha do horizonte situado tão próximo ao ponto de fuga que parece estar sobre ele (PF).
Um detalhe a ser observado é que na perspectiva paralela o ponto de vista (PV, linha pontilhada vertical) localiza-se representado em posição perpendicular a linha do horizonte situado tão próximo ao ponto de fuga que parece estar sobre ele (PF).
3.2. Perspectiva obliqua (2PF):
Quando um o
objeto fica em posição oblÃqua, ou seja, com uma de suas arestas
voltada para o observador, suas linhas de fuga deslocam-se para dois
pontos (PF1 e PF2). Em casos como este, como pode ser visualizado na
ilustração do cubo a direita, observe que nenhuma linha na estrutura
do objeto foi representada na posição horizontal. Quando não são
verticais é porque deslocam-se para um dos pontos de fuga.
Em relação ao ponto de vista (PV), sua representação na linha do
horizonte está centralizada entre os dois pontos de fuga (PF1 e PF2).
E estes, por sua vez, devem estar o mais distante possÃvel um do outro para
evitar erros no desenho como veremos na demonstração passo a passo
especÃfica sobre o cubo em perspectiva oblÃqua.
3.3. Perspectiva aérea (3PF):
Quando
observamos um objeto em posição oblÃqua a partir de um nÃvel visual
bastante alto, para melhor representá-lo tridimensionalmente, é
necessário o uso de três pontos de fuga. Dois deles ficam na linha do
horizonte e o terceiro é representado na vertical do ponto de vista.
Em circunstâncias como estas raramente visualizamos a existência de
linhas horizontais ou verticais na estrutura do objeto. Todas são
convergentes e deslocam-se para um dos três pontos de fuga.
Quanto ao ponto de vista (PV), este obedece aos mesmos critérios da perspectiva oblÃqua. Permanece representado num ponto central entre os pontos de fuga PF1 e PF2 na linha do horizonte (LH).
Quanto ao ponto de vista (PV), este obedece aos mesmos critérios da perspectiva oblÃqua. Permanece representado num ponto central entre os pontos de fuga PF1 e PF2 na linha do horizonte (LH).
3.4. Perspectiva de esgoto (3PF):
A
perspectiva de esgoto tem as mesmas caracterÃsticas da perspectiva
aérea enquanto representação com com três pontos de fuga. A principal
diferença está no nÃvel visual muito baixo do observador tornando-a
oposta no modo de visualização alterando, portanto, a localização do
terceiro ponto de fuga (PF3). Nesse novo contexto ele é representado
acima da linha do horizonte. Veja o exemplo ilustrativo.
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